O que foi o Paleolítico, ferramentas, Idade da Pedra Lascada, Homens das Cavernas, produção do fogo, características
homens do Paleolítico
Paleolítico: a caça era uma das principais fontes de alimentação 
Introdução 
O Paleolítico, também conhecido como Idade da Pedra Lascada, é a primeira fase da Idade da Pedra. Vai de 2 milhões a.C (época aproximada em que o homem fabricou o primeiro utensílio) até 10.000 a.C (início do Período Neolítico).

Este período da Pré-História se caracteriza pela fabricação de ferramentas (machados, lanças, cajados, facas, etc) e outros objetos de pedra, ossos e madeira. A vida neste período baseava-se na caça de animais, pesca e coleta de alimentos (frutos, folhas e raízes).

Os homens deste período eram nômades, ou seja, se deslocavam constantemente de um local para outro em busca de água e alimentos. Como precisavam deixar o local constantemente, buscavam moradias provisórias como, por exemplo, cavernas e vãos entre rochas.

A economia na fase do Paleolítico era de subsistência, ou seja, não acumulavam nem produziam para o comércio, mas apenas para a sobrevivência do grupo. Os bens de produção do grupo (ferramentas, utensílios e outros objetos) eram de propriedade coletiva.

Os homens se organizavam em pequenos grupos, cuja liderança era do mais forte e experiente. Aos homens cabia a tarefa de caçar, pescar e proteger o grupo. As mulheres ficavam com a função de preparar o alimento e cuidar dos filhos.

A comunicação neste período era baseada na emissão de pouca quantidade de sons (ruídos). Outra forma muita usada de comunicação foram as pinturas rupestres (desenhos feitos em paredes de cavernas). Através destes desenhos (arte rupestre) eles marcavam o tempo, trocavam experiências e transmitiam mensagens e sentimentos.
fogo no Paleolítico Produção do fogo no Paleolítico

Uma das grandes descobertas do período foi a produção do fogo. Este era produzido através de dois processos. O mais rudimentar era a fricção de duas pedras sob um maço de palha seca. A faísca obtida incendiava a palha. Num segundo procedimento, mais elaborado, um graveto era girado sob o furo de uma madeira seca. Este procedimento, através do aquecimento, gerava calor que passava para a palha, provocando o fogo.

No Paleolítico, os homens já realizavam rituais funerários. Arqueólogos encontraram, em várias regiões, potes de cerâmica com restos mortais e objetos pessoais dentro de cavernas. Eram também realizados rituais religiosos com a utilização do fogo.

Hominídeos que viveram no Paleolítico: Australopitecos , Homo Habilis, Homo Erectus, Homo Sapiens, Homem de Neanderthal e Homem de Cro-Magnon. 

Resumo: Paleolítico e Neolítico.

Abaixo segue resumo da aula aplicada na turma de 6ª ano (5ª série) junto com alguns exercícios. O texto é bem simples, mas o intuíto é fazer com que a partir da leitura desse resumo, o aluno possa relembrar o que foi visto em sala de aula e fixar melhor as idéias.



A Vida Humana no Paleolítico.

Paleolítico: pedra lascada (ou pedra antiga). Vai do aparecimento dos primeiros seres humanos até o início do desenvolvimento da agricultura.
Duração: +/- 2.000.000 anos.
Do que viviam: caça, pesca, coleta de frutos silvestres.
Habitação/moradia: Savanas, moradias simples, cavernas, céu aberto.
O que caçavam: mamutes, bisões e outros animais.
Relação com o meio: subsistência, nomadismo (nômades).
Ferramentas:
  • Tipos: facas, raspadores, pontas de lança e flechas, agulhas, arpões.
  • Material: pedra, madeira e ossos.
Domínio do Fogo:
  • Importância: afugentar animais, iluminar caminhos e moradias à noite, cozinhar, aquecer.
Pinturas Rupestres: pinturas nas cavernas.

Obs: Não domesticavam animais e não praticavam a agricultura.





Neolítico.

Pedra polida (enxada, foices, pilões, machados).
Revolução agrícola: Turquia e Crescente Fértil.
Primeiras plantas cultivadas foram os cereais.
  • Trigo: Oriente Médio, África, Índia e China.
  • Arroz: Índia e China.
  • Milho: América.
Sedentarismo.
Armazenamento de alimentos.
Domesticação de animais: cachorro, cabra, cavalo, boi, ovelha.
Organização social: formação de aldeias próximas aos rios.
Especialização do trabalho: artesãos (tecido, cerâmicas, cestos, armas).




Exercícios.

1 - Leia o texto e em seguida assinale V (para as afirmações verdadeiras) e F (para as falsas):
No Período Paleolítico da história humana, existiram grandes características que já nos diferenciavam de outros primatas, pois há quase dois milhões de anos os hominídeos foram se adaptando e iniciando algumas transformações na natureza.

( ) Os hominídeos só aproveitavam as formas de utilizar o fogo que os raios lançavam.
( ) Nesse período os pré- históricos já aperfeiçoavam as ferramentas.
( ) No Paleolítico existia o aperfeiçoamento e produção do fogo com as habilidades manuais.
( ) A produção e aperfeiçoamento artístico não era de interesse nesse período.
( ) As suas ferramentas não apresentavam nenhuma forma de aperfeiçoamento.


a) FVVFF
b) FFVFF
c) FVVFV
d) VVFFV


2 - Ao estudarmos o início do Período Neolítico, aprendemos que a agricultura pode ter sido uma façanha da mulher, por ficar responsável para cuidar das crianças e coletar vegetais e frutos. Já o homem ficou responsável pela arte da caça, pesca e possíveis conflitos (guerras entre tribos), atividades que impossibilitavam uma observação constante na natureza. Aproveitando esse contexto sobre o início da revolução agrícola, assinale os locais dos primeiros cultivos de plantas, e os respectivos rios dessa região.

a) Turquia e Crescente Fértil, às margens dos rios Nilo, Tigre e Eufrates.
b) Grécia e Oriente Médio, às margens do Rio Jordão Tigre e Eufrates.
c) Egito e Crescente Fértil, às margens dos rios Nilo e Tigre.
d) Turquia e Egito, às margens dos rios Ganges e Nilo.


Revolução Neolítica

Conceito pela primeira vez propagado por Gordon Vere Childe
A agricultura e a domesticação dos animais proporcionaram as principais condições para esta alteração, que fomentou ainda a produção de instrumentos mais sofisticados em pedra, o desenvolvimento da tecelagem e o aparecimento da cerâmica e da olaria.
O principal foco de difusão do Neolítico foi o Médio Oriente, nomeadamente as regiões da Palestina, Síria e norte da Mesopotâmia, onde se iniciou o cultivo de cereais e a domesticação de cabras, ovelhas, bovinos e suínos.
Em 4.000 a.C., a Revolução Neolítica chegou à Península Ibérica e grande parte da Europa.
No período da cultura megalítica, as primitivas comunidades caçadoras e recolectoras evoluiram para sociedades agro-pastoris, onde, consequentemente, a terra passou a deter uma importância vital e preponderante para a subsistência e economia dos povos.
As antas
Dolménes decorados - a arte mural megalítica.
Os menires
Chama-se Revolução Neolítica a expressão cunhada pelo arqueólogo inglês Gordon Childe (1892/1957) para designar a fase da evolução cultural em que se deu a passagem do Homem "de parasita a sócio activo da Natureza".
Foi uma transformação que levou o o Homem a se fixar definitivamente em um local e o adaptar às suas necessidades, tendo por base uma economia produtora. O processo de transformação da relação do Homem com os animais e plantas proporcionou um maior controle das fontes de alimentação.
A primeira atividade agrícola ocorreu pela primeira vez entre 9000 e 7000 a.C. em certos lugares privilegiados da Sírio-Palestina, do sul da Anatólia e do norte da Mesopotâmia. Aconteceu também na Índia (há 8 mil anos), na China (7 mil), na Europa (6.500), na África Tropical (5 mil) e nas Américas (México e Peru) (4.500).
Em 4.000 a.C., a revolução neolítica já tinha atingido a Península Ibérica e grande parte da Europa. Os produtos cultivados variavam de região para região, mas geralmente consistiam em cereais (trigo e cevada), o milho, raízes (batata-doce e mandioca) e o arroz, principalmente. O Homem foi aprendendo então a selecionar as melhores plantas para a semeadura e a promover o enxerto de variedades. Além dos conhecimentos práticos referentes a tipos de solo, plantas adequadas e épocas de cultivo, foram desenvolvidas invenções importantíssimas e práticas como a cerâmica, a foice, o arado, a roda, o barco a vela, a tecelagem e a cerveja.
Domesticação dos animais
Para além da agricultura, a criação de animais foi outro passo muito importante para a alteração do modo de vida do Homem, pois deu a ele não só a possibilidade de não ter de se deslocar para obter a carne e as peles necessárias à sua alimentação e conforto, mas também o leite e, com a domesticação do boi, uma força para tracção.
A domesticação deve ter surgido espontaneamente em vários locais, resultado da evolução natural de aproximação e observação dos animais no decurso das caçadas. O primeiro animal domesticado foi o cão, seguindo-se animais para a alimentação, como a cabra, o carneiro, o boi e o cavalo.
Revolução urbana
Por volta de 6.000 a.C., alguns grupos humanos descobriram a técnica de produção de cerâmica pelo aquecimento da argila. Na mesma época aprenderam a converter fibras naturais em fios e estes em tecidos. Aos poucos começaram a trabalhar com metais para produzir instrumentos. Os indivíduos que trabalhavam com cerâmica, metais e tecelagem tornaram-se artesãos. Eram os primeiros sinais de mais uma divisão social do trabalho (antes apenas entre homens e mulheres). A diversidade na produção, a especialização do trabalho e as novas funções na sociedade contribuíram para que algumas comunidades de agricultores se transformassem em vilas e cidades, constituindo o que alguns historiadores chamaram de Revolução Urbana.
Comércio
O aumento da produção criou excedentes e permitiu as trocas de produtos, que dão origem ao comércio. Privativamente a atividade do comércio se faz de comunidade para comunidade em meio de seus chefes. Pouco a pouco, porém, forma-se um grupo de indivíduos especializados em vender e comprar mercadorias. O comércio, por sua vez, aproxima vendedores e compradores, favorecendo o desenvolvimento das cidades.

Primeiros Povos da América



Na opinião de muitos historiadores, o surgimento dos seres-humanos deu-se na África. Somente após muitos anos eles se deslocaram para outras regiões do planeta, até chegarem ao continente americano. Existem diversas opiniões sobre a maneira como estes povos chegaram na América, a mais aceita é de que teriam vindo do Norte da Ásia pelo Estreito de Bering, trecho que faz a separação entre Rússia e Estados Unidos (Alaska). Naquela época, o mar encontrava-se mais baixo devido à glaciação, isso fez com que uma passagem de gelo natural fosse formada entre os continentes americano e asiático e por ela os povos antigos passaram a chegaram à América. Por outro lado, existe a hipótese de que os primeiros povos da América teriam chegado no continente ao atravessar o oceano Pacífico. Eles teriam vindo da Ásia e da Oceania. Calcula-se que os primeiros homens a migrarem para a América teriam feito a travessia há cerca de 20 a 70 mil anos e que utilizaram diversos caminhos. Os homens que chegaram ao Brasil formaram agrupamentos de caçadores, coletores, tinham domínio do fogo e construíam instrumentos de pedra. Provavelmente estariam localizados no Piauí, mas não existem muitas fontes seguras quanto a isso.
Peter Wilhelm Lund, naturalista dinamarquês, encontrou fósseis de 30 crianças e adultos da pré-história em Lagoa Santa, Minas Gerais. Segundo cálculos, estes fósseis teriam 12 mil anos. Até o ano de 1970 haviam sido encontrados aproximadamente 250 fósseis de seres humanos, o mais famoso foi um crânio batizado como “crânio de Luzia”, com data de aproximadamente 11 mil anos atrás. Estes descobrimentos em Lagoa Santa foram de suma importância para a compreensão do aparecimento do homem na América e rendem estudos até hoje.
Pesquisando a morfologia do crânio de Luzia, Walter Alves Neves, do Instituto de Biociências da USP, descobriu traços parecidos com os dos atuais aborígenes australianos e dos negros africanos. Com o apoio de outros pesquisador, o argentino Héctor Pucciarelli (Museo de Ciencias Naturales de la Universidad de La Plata), Neves elaborou uma teoria de que os povos que chegaram à América seriam de grupos distintos. Os primeiros chegaram há 14 mil anos e tinham a aparência de Luzia. Já os segundos teriam sido os mongolóides (11 mil anos atrás) e deles descenderam todas as tribos de índios da América.
Apesar de todas as teorias, o mais provável é que as Américas tenham sido povoadas por homens de diferentes origens. Com o passar dos anos, eles formaram um mosaico com uma infinidade de povos e línguas.
Fontes:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e geral. São Paulo: Editora Saraiva, 2005.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Povos_ameríndios
http://www.viewzone.com/paleonuke.html
0

Adicionar um comentário

Carregando